Como melhorar o lucro da empresa sem vender mais

Muito se fala sobre a otimização de gerenciamento de empresas, como aumentar os ganhos da sua empresa por meio de novas fontes de renda, de investimentos, entre outras medidas. Mas você sabia que é possível tornar o seu negócio mais lucrativo utilizando apenas o aspecto tributário?

Nos dias de hoje são muitos os obstáculos enfrentados pelo setor fiscal das empresas que podem ocasionar um aumento de despesas, reduzindo o ganho das empresas.

No entanto, com uma orientação correta, é possível que a carga tributária não seja um peso para sua empresa, tornando-a mais lucrativa.

 

A carga tributária no Brasil 

A tributação se encontra presente no Brasil desde o seu descobrimento. Na época do período colonial, vinculado à Coroa Portuguesa, surgiram os primeiros tributos, como o quinto e a vintena, que incidiam sobre os produtos extraídos em solo brasileiro, a exemplo do ouro e do pau-brasil.

Durante os anos seguintes, tendo Portugal que amenizar a dívida com a Inglaterra, a carga tributária se tornou cada vez maior, por muitas vezes opressiva, ocasionando uma série de revoltas no país.

No mesmo sentido, quando o Brasil se tornou sede do império português, houve um aumento das despesas públicas e, consequentemente, aumento da tributação existente, contando, ainda, com a criação de novos tributos.

Ao tempo da Independência foi possível a estruturação da receita pública, momento em que os impostos e empréstimos ocuparam posições relevantes.

Somente em 1889, com a Proclamação da República, tem-se uma nova era da tributação, com os primeiros estudos sobre direito financeiro. Em vista disso, a Constituição de 1891 distinguiu-se das anteriores por buscar um equilíbrio entre os entes federativos e suas competências.

Por fim, a Constituição de 1988 modificou significativamente essas competências antes estabelecidas, beneficiando os Estados e Municípios, em desfavor da União, fato corroborado pela alteração da estrutura das transferências de recursos.

Como tentativa de enfrentar um desequilíbrio financeiro préexistente, foram adotadas algumas medidas que reduziram a qualidade da tributação, tais como a criação de novos tributos e aumento de alíquotas daqueles já instituídos.

Essas informações servem para te mostrar que a situação da alta carga tibutária no Brasil é histórica, estando presente desde o descobrimento do país.

 

As dificuldades que o setor fiscal poderá apresentar para a sua empresa 

Como você percebeu, desde seu nascimento, o sistema tributário brasileiro sofre críticas pela sua complexidade e ineficiência, que reflete em altos custos e insegurança jurídica.

Como desdobramentos dessas questões, as principais dificultades que se apresentam consistem no excesso de burocratização e formalismo; a regressividade do sistema tributário brasileiro, arrecadando-se proporcionalmente mais de quem ganha menos; as constantes inovações legislativas que demandam das empresas um custo de conformidade; bem como a necessidade de se manter um sistema de organização da documentação da atividade econômica em dia.

Tal complexidade tributária brasileira implica em dois custos imediatos: litígios judiciais e custos administrativos para as empresas.

Isso porque, muitas vezes, o descumprimento das exigências legais e a incapacidade de adimplir com o pagamento dos tributos darão ensejo à propositura de ações judiciais, pelo Estado, para cobrança.

O enfrentamento judicial logicamente causa prejuízos às empresas, seja pelo custo de contratação de advogados para lidar com os litígios, seja pelas despesas inerentes à demanda, como custas processuais em caso de perda.

Da mesma forma, a existência de pendências com o Fisco pode influenciar na reputação da empresa, tanto com o consumidor, pela confiabilidade que a empresa irá passar, bem como  com a Administração Pública, tendo em vista que a empresa poderá restar impedida de participar de certames licitatórios.

Por outro lado, a necessidade de atendimento dessas exigências legais demanda recursos por parte do negócio empresarial, uma vez que deverá haver investimento no setor fiscal da empresa, bem como em especialistas diversos, chamados de custos administrativos.

Isso porque, ainda que se faça a apuração dos tributos de acordo com a legislação e de forma correta, as empresas devem manter uma gestão eficiente, identificando a forma menos onerosa para que possa manter a sua competitividade.

Por mais que o investimento no setor fiscal implique em disposição de recursos financeiros, ele pode gerar uma economia muito maior pra sua empresa, como eu vou te mostrar a seguir.

 

As formas de tornar a sua empresa mais lucrativa

Antes de tudo, nós precisamos enfatizar aquilo que pode parecer óbvio mas, na verdade, é mais complicado do que parece.

Nós sabemos que o lucro é o resultado final das receitas – despesas, isto é, o montate obtido após todas as deduções de custos, taxas e gastos.

O lucro difere do faturamento, tendo em vista que este não considera as despesas. Nós podemos defini-lo como “tudo aquilo que entra no caixa”, de forma simples.

Por esse motivo, as formas mais comuns de te indicarem um aumento do lucro para a sua empresa é aumentando as receitas, ou seja, vendendo mais.

Assim, você poderá precificar os seus produtos e serviços de forma eficaz, possuindo um preço de venda adequado ao lucro desejado e os gastos de produção; buscar a fidelização de clientes; investir no setor de marketing e comércio do negócio para ampliar a cartela de clientes; ter uma boa gestão de fornecedores, entre outros.

Destaco que não estamos falando que essas estratégias não dão certo, ou que são equivocadas.

Na verdade, você deve adotá-las em sua empresa.

Mas para além dessas, você sabia que investir em um setor fiscal eficiente e em especialistas em direito tributário também podem garantir a lucratividade do seu negócio?

 

Como utilizar o tributário a seu favor 

Como eu te disse ali em cima, a alta carga tributária existente no Brasil é um dos motivos que geram despesas para a sua empresa.

Além disso, eu te falei que lucro é a diferença entre receitas e despesas, e ainda te falei que existem muitas práticas para lucrar mais aumentando a receita da sua empresa.

Mas, logicamente, você pode concluir que, ao possuir menos despesas, seu lucro também aumentará. E você irá reduzi-las justamente atacando a carga tributária da sua empresa.

Para começar eu vou te falar sobre o planejamento tributário, que tem por objetivo justamente diminuir as despesas da empresa, tornando a tributação eficiente.

Isso não quer dizer que você deixará de pagar todo e qualquer imposto, mas é por meio do planejamento que você vai descobrir qual o tributo a sua empresa deve efetivamente pagar, de acordo com a atividade que exerce, evitando as despesas desnecessárias.

Nele é feito um mapeamento e um estudo da sua empresa, identificando as necessidades, buscando evitar a incidência do tributo, aproveitando as leis que concedem isenções fiscais, reduzir os valores totais a serem pagos, planejando medidas de redução de taxas, bem como retardar o pagamento.

Vale dizer que tudo é feito com base no que a lei autoriza, não infrigindo-a, e nem sonegando tributos.

Significa dizer que o profissional que fará o planejamento tributário da sua empresa buscará todas as formas possíveis na legislação, para que a sua empresa pague os tributos da forma que for mais benéfica ao seu funcionamento.

Além de te ajudar a reduzir os custos e utilizar da melhor forma os benefícios legais existentes, o planejamento contribuirá para que você tenha um maior controle da atividade da sua empresa, em questão de documentação, contribuindo para a análise financeira.

Ao identificar o funcionamento da produção ou da prestação de serviço, será necessário passar por todas as fases desde a entrada da matéria prima até o destino ao consumidor final, verificando a documentação pertinente.

Tal fato permitirá ao empresário ter uma visão tanto geral quanto individualizada do negócio, podendo indentificar em qual aspecto investir para reduzir ou otimizar as despesas.

Também no mesmo sentido, com a documentação fiscal em dia, você evita problemas decorrentes da inadimplência, seja com o fisco, seja com uma auditoria interna, preservando-se do pagamento de multas e penalidades.

Portanto, investir em profissionais que saibam lidar com o direito tributário, mantendo um bom funcionamento do setor fiscal, possibilitará uma maior lucratividade, tornando a sua empresa mais competitiva no mercado.

 

Quais profissionais eu devo procurar para melhorar o lucro da minha empresa, por meio do direito tributário?

No fim do último tópico eu te disse que profissionais que saibam utilizar o direito tributário de maneira eficiente tornarão a sua empresa mais lucrativa e competitiva.

Dentre eles, aponto os advogados tributaristas, que alinharão os objetivos da empresa com a realidade tributária do seu negócio, proporcionando o resultado desejado.

Além disso, é necessário que possua um setor contábil de qualidade, seja por meio de empregados da sua própria empresa qualificados para tanto, ou contanto com a ajuda de escritórios de contabilidade especializados na área.

 

Última informação – conheça nosso trabalho

Garcia & Barreto Advogados é um escritório de advocacia, sediado em Juiz de Fora (MG), que atua exclusivamente na área tributária, indo muito além do Direito Tributário.

Nós construímos seu negócio junto com você! Hoje, o escritório atua em todo o Brasil com seu escritório jurídico digital.

Dúvidas, entre em contato conosco e siga nossos perfis para ficar por dentro das novidades.

Entregar o melhor resultado, essa é nossa missão.


Lilian Cristina Garcia Barreto




Sócia fundadora do Escritório Garcia Barreto Advocacia Tributária.

Advogada e Consultora Tributária, com vasta experiência na área do consultivo tributário, pós graduada em Direito Tributário, Compliance e Auditoria Digital – MBA, pelo IPOG. Membra da Comissão de Direito Tributário da OAB/MG – Seccional de Juiz de Fora e uma apaixonada pelo mundo dos negócios.

 

Formulário para esclarecimento Tributário

Tenha respostas personalizadas para suas dúvidas tributárias preenchendo o formulário abaixo. Ao preencher o formulário abaixo, os advogados especializados do escritório Garcia Barreto, prepararam uma análise individualizada do seu caso e entrarão em contato com todas as informações necessárias.

Garanta a tranquilidade financeira que sua empresa merece!

Suas informações são protegidas pelo sigilo profissional e não serão divulgadas. Conforme art. 34, VII da Lei 8.906/94 e na LGPD Lei 13.709/2018, todas as respostas enviadas neste formulário são atendidas.